"Mulher-Cão", por Paula Rego

"Mulher-Cão", por Paula Rego

A mulher das cavernas...

Havia um ser selvagem
Nos confins do mundo
Registrei-a numa imagem
De um ambiente profundo...


Caçava para comer
E passeava todo o dia
Pescava para sobreviver
E nadava na água fria....

Vivia só entre os animais
E tinha uma caverna
Era forte e bela demais
Pobre, pura e terna...



Era a Mulher da Caverna...

domingo, 25 de janeiro de 2009

sobre o resgate

porto alegre eh 1 cidade velha
q se renova muito
nas pessoas nas ruas
nos ultimos 5 anos aki se fez coisas monumentais
por vezes me perco
e me acho tb no novo
descubro 1 pouco de minha vida passada
por 3 anos (iniciais da faculdade) eu descia em frente de 1 predio tombado-demolido do onibus
e caminhava uns 800 metros dali ate a facul
esta facul foi tombada de verdade agora
nao existe mais aula lah. no velho predio do biociencias
fico triste
lah eu tomei cerveja (qdo se podia vender ceva em facul) e ate fumei maconha nas festas do centro academico vestida de bruxa, de bebê, de cowboy
hj nao da p entrar
lembro da anatomia
do tio capenga-negro-vesgo q pegava 2 pila d cada 1 p suspender os andaimes dos mortos submersos na piscina de formol p estudarmos nas noites frias
lembro dos banheiros d pe direito alto de 1800 e fins...
hj nada mais
o predio da medicina ganhou ultra arquitetura e localiza-se em frente ao HC de porto alegre
bonito
asseptico
sem ratos
sem gente da rua espiando a gente mexer nos ossos
eu vivi a melhor parte

o bar do hildo tb acabou
a gente estacionava numa epoca em q nao havia nem flanelinha
hj estacionamos nos safe park de 6 reais meia hora

tudo mais lindo mais pratico mais funcional
mais rapido
mas tb mais insosso
nao sei
vejo a vida c saudade
faria tudo d novo

eramos mais espertos
e mais apegados tb
mais romanticos

era bommmmmmmmmmm

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

hj meu amigo de 20 anos atras, o melhor e unico homem q tive coo verdadeiro amigo(outra hora falo dele)
eh chefe da residencia do lugar onde fiz a ultima residencia, a de onco
o antonio cresceu
de molecao nerd hj ele respira o poder q sempre desejou
e para qual sempre depositou doses paulatinas de competencia, dedicaçao e tino

nos vemos todos dias no hospital santa rita do complexo santa casa onde acabei p me infiltrar novamente agora p conta da doença da mãe. la eh o maior centro de onco do rs e onde a mae fez muita coisa e fara o tratamento todo
ele e a lisiane tb amiga de 16 anos (essa eh quimica, professora do depto de bioquimica da ufrgs e chefe de pesquisa) foram meus melhores amigos desde q eu deixei de sentir colica menstrual pre-adolescente e desde minhas primeiras transas em q a gente começa a gozar
kkkkkkkkk(isso tudo p dizer q faz tempo mesmo)

a lisi tb se deu bem
cientista premiada
mulher

nos reunimos no sushi mais badalado da cidade
e ficamos das 22 as 3 da manha
o restaurante fechou e ficamos
o safe park fechou as 2 e soh nao ficamos sem nossos carros pq os deixamos no mesmo estcionamento e eles ficaram c medo
kkkkkkkkkkkkk

eu me reconheci neles
coisas q eu eskeci
q nao me pertenciam mais
e q simplesmente nao lembrava!

antonio disse de 1 vez em q eu e ele, entao c 19 ou 20 anos estavamos no carro dele (akeles primeiros gols quadrados) velhos e no calor escaldante do verao de poa fomos pegar os envelopes referentes a renovaçao de nossas bolsas de iniciaçao cientifica q nos valiam 200 reais por mes
depois de chas d banco
documentos mil
cartas d recomendaçao
recebemos a renovaçao na fapergs c 1 livro de resumos de artigos publicados no qual tinha 2 ou 3 em q eramos co-autores
nao tinhamos dinheiro p comer
comemos no cachorro quente de 1 real (1,50 c 2 salsichas) na frente do predio do biociencias (o tombado hj, em cujo salao nobre getulio vargas assumiu seu primeiro governo estadual em 1900 e algumas coisas)
neste dia esperavamos no carro quente sem ar e eu, num rompante de alegria e bom humor e certeza de dias melhores vindouros abri o envelope
(isso tudo o antonio me contando pq eu bloqueei)
retirei o livro e 'autografei" c minha letra:
"para antonio dal pizzol jr: estivemos hj na fapergs,renovamos nossas bolsas e ganhamos este belo livro. ERAMOS JOVENS, ERAMOS FELIZES" simone terracciano, 1994

ele me contou isso na janta no sushi
e tem o livro guardado nas lembranças pessoais dele

me contou tb da lembrança (de memoria esta) de nossos estudos de madrugadas adentro em q deixamos o compuatdor dele de tela azul e letras verdes discando horas e horas p podermos contactar alguem q falava ingles
os primordios da internet tupiniquim
disso eu lembro

qdo eu o surpreendi no ambulatorio na semana retrasada ele perdeu o folego
e me contou tb q havia lembrado de mim na semana anterior
quando sentiu vontade d beber e a unica coisa q tinha era 1 whisky lacrado
e tinha de estudar
pensou em nao beber
e lembrou da gente

disse q eu chegava na casa dele e qdo estavamos cansados eu abria 1 dos whiskys do pai dele
ele, nerd de carteira se apavorava
eu dizia: isso ativa o cerebro, e tomavamos a vontade e estudavamos tb
e tudo ia bem

ele contou q no dia q lembrou disso abriu o whisky e tomou pensando nas nossas madrugadas de estudo e sorveu o alcool sem culpa
e tudo deu certo
como sempre deu p nos

q tempo bom! q nao volta nunca maissssssssssss
q tempo bom!
q nao volta nunca maissssssssss

tai outra musica q eh minha tb

do whisky eu nao lembrava

eu to amando minha nova velha vida
era soh p dizer isso antes de dizer a grande coisa q eu kero dizer no proximo post

mas soh a noite
soh a noite

2 comentários:

Milena disse...

oi, estive por aquí, amanhã eu venho, já é madrugada, gosto de te ler com calma sobre tuas histórias de vida, pq eu viajo imaginando cada cena, e já são 3 da madruga. então. a tarde eu volto, amei as fotos do ethan no orkut. bjos!

Naty disse...

Menina, adoro esses reencontros com amigos de longas datas.
Vc tem razão, eles lembram de nós como éramos de um jeito q nem a gente lembra!
Amiga, q pecado um predio tombado sem seu uso original, neh?
Transfomaram o predio me q?
Em mais um Centro Cultural sem utilidade?