"Mulher-Cão", por Paula Rego

"Mulher-Cão", por Paula Rego

A mulher das cavernas...

Havia um ser selvagem
Nos confins do mundo
Registrei-a numa imagem
De um ambiente profundo...


Caçava para comer
E passeava todo o dia
Pescava para sobreviver
E nadava na água fria....

Vivia só entre os animais
E tinha uma caverna
Era forte e bela demais
Pobre, pura e terna...



Era a Mulher da Caverna...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Há tempos...

desde q me tornei mae canto as agruras da maternidade
1 amiga minha disse q eu fui a unica pessoa c coragem suficiente para assumir e falar francamente de todos os medos os gritos os choros das maes
as perdas
as mortes de nossas facetas ate entao existentes
as concessoes
os finais
ela nao eh mae...atribuo talvez ao meu "aconselhamento"
sei lah
sao 23 e 36 em manaus e desde as 21 e 30 estou c meu filho de 21 meses na cama tentando faze-lo dormir
ele canta no meu ouvido, insiste, reluta em, de olhos fechados, me fazer carinho
nao ker dormir
nao quer se ir
me ker ate a ultima gota
eu to exausta da vida ordinaria de tentar todos os dias fazer c q as coisas deem certo para ele
e nao obter exito
quero q evolua, quero q seja 1 criança normal e q frequente 1 escola decente
nao ha vagas, nao ha comida, nao tem como chegar neste endereço, nao ha neste horario, custa mais de 800 reais ou eh porca
mesmo as milionarias sao porcas
sao pekenas sao simples para tanto
nao tenho quem me ajude c a casa
c as minhas roupas c as nossas comidas
quero poder descansar ao mesmo tempo q ele...
mas algo me impede de desconectar e c ele sonhar
quero e preciso estudar desabafar e me atualizar
quero manter a dieta e saude
quero o topo do everest
corro atras do rato
mas sou 1 gato incompetente
quero crescer
rapido como antes
como antes de ser mae
como antes de ter 30 anos
quero ler 1 livro p mes e todas revistas
vislumbrar o jornal e conseguir ficar pouco mais de 1 hora na academia
quero tirar o relogio do meu braço
ele nao sai daki ha 5 meses
raramente tenho sonhos e os sulcos aprofundam-se em meu rosto a despeito dos chronos
convivo c raizes crescidas pretas e unhas descamadas
virilhas peludas
convivo c eskecimentos e impaciencias
dei-me conta de TODA MINHA IMPERFEIÇAO NATA desde quando me tornei mae
desde q vi a balança acrescentar malditos 30 kgs durante a gestaçao
desde q vi em minha pele o viço esvaindo-se e algumas estrias achegando-se
desde q percebi q sou vulneravel a depressao mais do q pensava
e q sou neuroticamente preocupada c 1 futuro q nem sei de vai chegar
vi q apesar de instruida p pensar e SABER do contrario nao consigo viver o presente
pois quero antecipar-me a qqr infortunio q a vida possa apresentar ao meu.....
ao meu...oq:::
a minha criaçao
o amo nao por ser proveniente d mim
na verdade nao sei pq o amo tanto
em minha mente tao trabalhada de pensamentos-martelos creio nao haver resquicios de instintos
mas o amo
e paulatinamente me anulo p o ver florescer
c força energia e garra
ser o q nao fui ainda
morro c graça e satisfaçao
dia a dia, no bom sentido se eh q ha bom sentido no morrer
a morte do q havia antes em mim
a morte de como eu via fazia e pensava as coisas antes de ser mae
enfim
nao vejo 1 poema melhor no momento p definir o q sinto a nao ser...


Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem-querer;
É um andar solitário entre a gente;
É um nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade,
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor? "Camões"

Um comentário:

Dona Doida disse...

Então.
Isso mesmo.
Quando nasce uma criança, nasce tb uma mãe disse, uma propaganda.
E morre junto a mulher.
Morre a mulher que pode tudo.
Que pode sair.
Que pode trepar.
Que pode mandar tudo pro caralho e enfiar o pé na estrada.
O filho traz o amor maior.
O mais sublime.
O filho faz vc sublimar suas vontades.
Vc não é mais só vc.
Vc deixa de ser só vc e ponto.
Vc vira a mãe do Ethan.
A mãe do Guto.
A mãe do Vinicius.
A mãe do Leonardo.
Aceite ser "a mãe de".
Porque é o que vc será a maior parte do tempo para o resto de sua vida.
E contente em ser a mulher quando sobrar tempo.
Se sobrar, baby.
Se sobrar....