"Mulher-Cão", por Paula Rego

"Mulher-Cão", por Paula Rego

A mulher das cavernas...

Havia um ser selvagem
Nos confins do mundo
Registrei-a numa imagem
De um ambiente profundo...


Caçava para comer
E passeava todo o dia
Pescava para sobreviver
E nadava na água fria....

Vivia só entre os animais
E tinha uma caverna
Era forte e bela demais
Pobre, pura e terna...



Era a Mulher da Caverna...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Nunca pensei

que sentiria o q estou agora sentindo

peço licença p escrever aki o q deveria escrever no blog do ethan
mas eh q a proporçao disso p mim eh tao grande
e tao significativo q nem sei onde colocar
nao sei mesmo

ha quase exatos 26 meses meu filho nasceu
1 bebe indefeso, pekeno, 1 livro de paginas em branco

inicio eh guerra
guerra pessoal, interpessoal, social, psicologica
vitorias, impasses, duvidas
almejamos o melhor, o tranquilo, o "certo"
e nao sabemos nunca o q isso significa, acho q quando pais, nunca saberemos

eh facil dar liçoes quando tudo o q se sabe, quando todo o background eh teorico
tudo eh simples
"isso se faz assim" "akilo acontece assado"

dai eles nascem

e a gente morre
morre para aquilo q sabiamos, sepultamos a zona de conforto interna q achavamos eterna

e vem as contradiçoes as angustias, as noites em claro, os medos, as raivas, as emoçoes maiores do mundo
o choro de extase de medo

e a gente vira 1 laranja esbagaçada
1 limao pos limonada
e vamos seguindo
hj escrevo isso em luto empirico
tenho q equacionar a perda dentro d meu peito
a perda de meu bebe tal qual o tinha ate entao

ethan nunca foi dependente de mim
nao consigo segurar as lagrimas....
.
.
.
mas a verdade eh q eu, mais q mae, fui filha
eu fui a verdadeira filha
no faz de conta q estabelecemos
q eu estabeleci pq era o q tinha de arquivo sei lah de onde retirado

as noites, a alimentaçao
a amamentaçao
as dificuldades
nada era real

meu filho sempre foi completo
e eu nao sabia

eu era incompleta infantil e carente

e ele sabia de tudo
e cumpria seu papel

1 dia antes de eu viajar ele me disse q eu iria e q a vovózinha dele o ajudaria
"mamae passeá abião, bobózinha ajuda"

nao chamou p mim nao perguntou p mim
dormiu as noites inteiras TODAS
comeu verdurars e legumes e até lanches inteiros sólidos

hj eu cheguei o abracei emocionada ele me beijou
nao chorou p eu o entregar na escola

ao contrario, nestes de dias longe ele conduziu a babá a sala de aula
ao contrario de quando eu o levava q era choramingando e no colo
ele ia alegre e feliz mostrando a ela tudo, conversando, abraçando a tia

p acordar foi sem choro sem olhos fechados sem relutar p se vestir
era simples rapido e facil
tomava muito leite e rapido antes de sair

hj, ao recebe-lo da escola ofereci-lhe o peito
o peito q trocamos ate hj
q ta cheio, dolorido, saudoso
ele me abraçou tomou 1 gole e cuspiu
"ecccccca, mamae! dodói!!!"

acabou a era
me sinto o bagaço da laranja
usada e jogada fora
quase 1 inutil

chorei muito
ele aki me consola
diz, me beijando a face:
"mamae...tá dodói o petcho"

nunca disse-lhe q o peito tava dodoi
nunca tentei desmama-lo antes apesar das reclamaçoes q eu tinha as vezes nunca tive coragem

ta dodoi sim ethan
ta dodoi
o peito, mas aki dentro meu amor

ele pegou a tartaruga q trouxe p ele e a pos no meu peito
"ta aki mamae, a tatauga mamá"
ow consolaçao
meu filho poe seu brinquedo p amenizar minha dor..

essa mesma tartaruga eu trouxe e dei a ele dizendo:
"toma filho! a tatacua!!!" q eh a forma q ele chama, chamou sempre

ele rapidamente corrigiu-me:
"nao, mamae, tataruga"

aiiiiiiiiiiiiii
meses em menos de 1 semana

é, ele cresceu

trouxe 1 camisa da seleçao
coisa q eu julgava q ele nao tinha conhecimento pq nao vemos televisao, jogo, nada

"olha filho, a camisa de jogar bola!"

ele vestiu todo orgulhoso

foi na sala voltou c 1 bola
e chutou na minha direçao:
"GOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL"

MAMAE! MAMAE! (batendo no peito vestido c a camisa):

"BASILLLLLLLLLLLLLL BASILLLLLLLLLLLL CAMISA DO BASILLLLLLLLL"

desisto, ser mae eh dificil demais

quero descer

6 comentários:

Dona Doida disse...

Mas amiga.
O Ethan te mostrou aquilo q vc nao queria ver.
Nao aceitava.
A dificuldade de desmamar é da mae.
Nao dos filhos.
Nós sim q sentimos.
Eles sentem quando sao desmamados ainda na epoca em q devem ser amamentados.
depois nao!
O Ethan teve q fazer aquilo q vc nao fez por medo de perder seu bebe. Seu bebe querido.
Mas olha, segredo nosso.
Seu filhinho cresceu, mas ainda será seu bebe.
Só nao conta pra ele pq eles ficam chateados...hehehehe
fica assim nao q isso passa...
Essa fase tb é deliciosa, viu?
Vc descobrir um ser humano no seu filho.
Com outras ideias.
Outros pontos de vista.
o cordao umbilical ta rompido.
Agora segura a onda!
beijos

Milena disse...

simone, eu amo ler esses posts seus, pq de forma direta vc escancara tudo q todas nós sentimos,e como a natyfalou, a dificuldade do desmame tá na gente mesmo, a sensação é incômoda. bjos no teu hominho!!!

Branquinha disse...

Chorei... sério!
Ontem mesmo pensava nisso, que meu bebê está se despedindo de mim, muito antes do momento em que eu estaria preparada!
E ele segue seu caminho dando seus passos em direção à sua vida, à sua trahetória que dependerá cada vez menos de mim... e choro!
De saudade, de orgulho, de alegria!
E relembro do tempo em que o tinha dentro da minha barriga e sentia seus movimentos fortes, do tempo em que eu conversava com ele e ele ficava quieto observando meu olhar...
HOje ele diz nãoooooo!
Recusa os meus abraços e beijos exagerados...
E me chama mamãe... e daí fico parada de forma patética pensando qual o significado dessa palavra: mãe!
Qual o alcance, quais as funções... tenho muito medo de falhar! Muito mesmo... e peço desculpas ao meu filho todos os dias por não ser uma mãe paciente, apesar de tentar muito! E me esforçar...
Só queria que ele entendesse que o amor que sinto por ele é infinito... e impossível dizer o limite das minhas ações em relação a ele, meu João Carlos muito amado!
Obrigada por dividir essas palavras tão comuns a nós!
Bjos

anakiodi disse...

Amiga, eu vivi algo parecido a semana passada...imagina só que meu Vinicius ta com pêlo no saco!!! Pois é...veio me mostrar!!!

Como a Naty disse, eles crescem. Mas nunca deixam de ser nossos...criamos eles para o mundo mas pra gente tb!! A cada fase deles a gente se redescobre, se reinventa, ama, odeia, chora e ri.

Fica bem!

Te amo!

clajate disse...

que bonito filha ! apesar dos sentimentos disparatados , entre os alegres e os tristes , isso é a vida . tudo , mas tudo mesmo na vida e no mundo está em transformação . as vezes nós não estamos preparados para aceitar tal realidade . que bom que seja assim . fico feliz em saber desse crescimento do meu rei das selvas . amo vocês . beijão

Carú disse...

Si... Faz tempo que eu não posto aqui, mas hoje tive que vir dizer: Chorei com esse post! Te adoro! Fica bem...