"Mulher-Cão", por Paula Rego

"Mulher-Cão", por Paula Rego

A mulher das cavernas...

Havia um ser selvagem
Nos confins do mundo
Registrei-a numa imagem
De um ambiente profundo...


Caçava para comer
E passeava todo o dia
Pescava para sobreviver
E nadava na água fria....

Vivia só entre os animais
E tinha uma caverna
Era forte e bela demais
Pobre, pura e terna...



Era a Mulher da Caverna...

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A dança da vida

1 homem de 38 anos
profissional liberal c grana
1 familia gigaimensa de gente bacana culta cheia de dignidade
1 mulher apaixonada
1 filha de 2 meses
cancer
opera pra cura
fica sem doença por 15 meses e volta
c direito a volta em tudo q eh lugar
tratamentos paliativos
varios
participaçao em pesquisas
venda de bens p pagamento de tratamentos importados
e a doença avança
e os conheço a beira do leito
chorando de dor
ela de dor moral, advogada, a filha agora c 1 ano e 2 meses q ela mal pode criar
viajando e peticionando em prol do amado
lutando pela sua sobrevida
laudos, açoes, viagens, encomendas, brigas de foice
1 home branco como o papel
c 1 barriga de gestante de 7 meses de liquido na cavidade
1 pulmao enxarcado de liquido pelas metastases
e eu os amei
fiz o q pude enquanto em minhas maos estavam
de passagem
acho q fiz algo de bom sim
e no dia de seu aniversario me pediu alta
e eu dei
e ele dançou pagode p mim
cheio de linhas venosas
se escorando nas paredes
akele nordestino majestoso dançou pagode p mim
e eu chorei
e sonhei
e chorei
e agora penso neles
e minha vida tem d ser dividida
tenho tanto p dar
tenho tanto
e tantos tao pouco


hj encontrei 1 ex paciente trabalhando na unimed boa vista
atendi ela ha 4 ou 5 anos atras
20 anos
linfoma
tratou
era linda
modelo, tipo modelo
cheia de vida e namorados
casou e separou durante a quimioterapia
ele nao a tratou bem
o amor dele causou a ela dor
ela separou
e a vida venceu
ela ficou sem doença, a principio esta curada
no fim do tratamento ele a procurou
e ela o aceitou
e mesmo usando anti injetavel ela engravidou
e deu a luz duas meninas gemeas
GEMEAS
e se separaram de novo e para sempre antes mesmo delas nascerem
e hj elas tem 7 meses
a vida venceu...
????????
e ha 5 meses ele nao comparece moralmente nem financeiramente
e akela menina forte lutadora
akela sobrevivente
luta c 1 salario de atendende de unimed p criar suas 2 filhas
concebidas praticamente na vigencia de quimioterapia
nascidas numa familia pobre
de 1 moça bonita q ficou feia

a vida venceu

e ela dança
pra la e pra ca

2 comentários:

Dona Doida disse...

Ai, q triste.
Triste...
Muito.
Essa doença é a coisa mais maldita da face da terra.
Pior q tudo.
Q a fome.
Q a peste.
Q a ganancia.
Até pior q maldade humana.
Pq essa doença não nos deixa nem margem pra canalizara raiva.
Ficar com raiva de que?
Da vida.
Só sobra isso...

Lineline disse...

Simone, me emocionei com teu relato.. fazia tempo q nao entrava aqui..

Q doenca maldita!!!!

Bjo grande

Aline