"Mulher-Cão", por Paula Rego

"Mulher-Cão", por Paula Rego

A mulher das cavernas...

Havia um ser selvagem
Nos confins do mundo
Registrei-a numa imagem
De um ambiente profundo...


Caçava para comer
E passeava todo o dia
Pescava para sobreviver
E nadava na água fria....

Vivia só entre os animais
E tinha uma caverna
Era forte e bela demais
Pobre, pura e terna...



Era a Mulher da Caverna...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dividindo

desculpa blog
mas tb se nao for assim para que tu serves?? deixa eu escrever e fica quieto!!!!!!!!!
hj cedo cheguei no consultorio havia  consulta agendada
peço permissao p descrever nao eh arte
nem analogia, eh vida
vida real
a gente q le jornal ve isso direto coisas acontecem raios caem diversas vezes no mesmo local
nao eh soh metafora CAEM
eu jah vi mae ter outro filho para coleta de medula do segundo filho na tentativa de salvar o primeiro de 1 doença neoplasica hematologica
e o segundo vir doente
da mesma doença do primeiro e ainda p cima da mae ter feito histerectomia neste segundo parto por questao de risco de vida (sangramento) e ter portanto perdido a chance de 1 segunda tentativa, agora p tentar o resgate de 2, nao de 1

bem, nem eh 1 caso de raio no mesmo lugar eh caso d raio mesmo
ontem 1 amigo morreu
amigo distante meu, mais conhecido, mas chegado ao meu marido
acidentou-se ha 5 ou 6 dias e ontem desligaram-no das makinas
morte cerebral
ele tem 1 filho da idade do meu
esse menino nao lembrarah do pai
hj choraminguei na minha chegada ao trabalho pensando neste menino
q eh pouca coisa mais velho q o meu, q jah lembra d gente q viu ha 2 semanas atras, 1 mes
sem a gente falar ele cobra, pergunta, chama pelo nome
o meu chama papai dormindo
se perdesse o pai sofreria
e sofrimento de criança eh diferente neh
pior

pq criança nao exterioriza objetivamente

ele interioriza e processa, transforma em outras coisas, outros comportamentos q sao maleficos

eles sofrem bastante assim
esse menino q perdeu o pai va sofrer sua ausencia
a lembrança nao preenchida
vai ficar 1 oco neh
1 vacuo nele

eu chorei p isso

pena dele

chegando aki encontro 1 senhora de 53 anos bem bonita
1 loura inteiraça, gaucha, olhos verdes, inteligentissima e bem articulada
querida, simpatica e extrovertida

nao eh meu costume mas fikei c ela das 9 e 30 as 11 horas
ouvindo-a...nao tenho nem esta paciencia toda, nem este costume e nem eh meu papel tamanha digamos assim "condescendencia" mas estivemos juntas neste tempo por iniciativa minha ate...
provoquei...

seu caso eh de bom prognostico, fara tratamento adjuvante a 1 cirurgia q fez, preventivamente, a fim de aumentar suas chances de cura. beleza.
descoberta recente, agiu rapido, foi atras e teve 1 bocado de sorte tambem

q bom, nao eh sempre q isso acontece

ela me contou claro a historia de sua vida
esta em manaus ha 6 ou 8 anos
vivia no interior no rio grande sul
e ha 12 anos atras perdeu 1 filha

teve 4, perdeu esta menina aos 14 anos ha 12 anos atras
hj, a mais velha tem 30, a mais nova 21, e 1 menino entre as 2

a menina que morreu aos 14 morreu junto de outras 2 colegas de mesma idade e vizinhas...num acidente de carro
morreram d bobeira
brincando de dirigir voltando do colegio, da educaçao fisica
num trajeto de 50 metros entre a eskina de casa e a casa...bateram em 1 caminhao
todas 3 tiveram morte instantanea

e ela me contou, pos p fora, exprimiu tudo akilo q acho q estava guardado dentro dela achoq  ha alguns anos
as maes das 3 garotas mortas .... imaginem, nao tenho nem o q comentar
pode por ai depressao, desespero, vontade e tentativa de morrer, anos de psiquiatra e remedios, fim da atividade laboral, de casamento, loucura, doenças, alcoolismo superveniente, abuso de remedios, de cigarro, desestruturaçao de familia, perda de vida, de vontade e alegria de viver, de finalidade ate
aumente isso na potencia 10
eh pouco
junte a isso a responsabilidade por outros 3 filhos pekenos q nao podiam ficar orfaos p causa da tragedia c a irma

e a obrigaçao de continuar
de nao morrer

pude sentir na pele
indaguei e ela me respondeu q tivesse eles soh akela filha q morreu a coisa nao teria sido pior
nao q eu achasse q 1 filho substitui outro
mas sei lah
ela deu a entender q talvez momentaneamente talvez tivesse ate sido mais simples sem o fardo de TER DE lidar c os q ficaram quando na verdade ela mesma queria se ir
entendi perfeitamente, faz sentido
ela disse-me q ate hj todos os dias quando acorda lembra e pensa na filha, c saudades imensas e muita, muita dor

ela disse q o q a fez reagir foi algo q aconteceu 8 meses depois da tragedia

as 2 maes q tinham as filhas q morreram (ela e a outra q eram vizinhas tb) alem de serem muito chegadas eram tb muito amigas de 1 terceira

esta terceira tinha 2 filhas,  de 6 e outra de 8
estava a familia (mae, pai, 2 filhas) abastecendo num posto e a mae foi comprar salgadinho na conveniencia

as meninas desceram do carro e ninguem as viu sair
nem mesmo o pai...
q deu marcha ré para manobrar na bomba e atropelou as 2, matando-as na hora

era familia perfeita
nem vou relatar aki  q sucedeu-se, soh q estas 2 maes das meninas adolescentes c sua força recente salvaram a vida desta terceira

mas este casal ha poucos anos se reencontrou e se uniu novamente
tiveram outro filho, 1 menino

e eu estou aki pateticamente falando e falando e perguntando a mim mesma pq tudo isso eh possivel
e pedindo a quem competente for para evitar isso numa escala superior a da gente
q jamais permita q isso aconteça com cada 1 de vcs q leem esta mensagem neste momento
q deus os proteja
cuidem de seus filhos e de vcs tb para nunca priva-los de seu convivio, amor, experiencia e proteçao
beijos no coraçao

obrigada pelo ethan, pelo gabriel, pela maria eduarda, pelo guto, pela alice, pela luiza, pelo luan, pelo joao carlos, pelo vini, sofias e lucas, pelo vitorio, edu, pedro, leonardo e todas nossas crianças



4 comentários:

Dona Doida disse...

Ô, linda!
Deus t proteja tb.
E seu Ethan lindo!!
Nunca t ouvi falar em Deus assim.
Aiai, a maternidade....
hehehehe
Amiga, sei lá.
Nem penso nisso.
Meu maior medo.
Pode me internar em vida se algo acontece com minhas crias.
Me interna e me seda.
e depois me dá um coquetel pra eu ir abraçar o capeta.
Quero nem pensar....
Uma vez um pai q perdeu a filha me falou q a música q definia o sentimento dele era "ó pedaço de mim, a saudade é o revés de um parto, a saudade é arrumar o quarto, do filho q já morreu"

anakiodi disse...

não posso nem imaginar uma coisa dessa...não sei o q seria...
tenho uma tia q perdeu um filho há 20 anos...até hj, todo dia q ela fala dele, ela chora compulsivamente.

Branquinha disse...

Não consigo nem imaginar!
Como vc sabe tive a complicação na gravidez e quando estava sendo anestesiada pedi quase implorando ao médico que salvasse meu filho que eu nem sequer conhecia, ele apenas habitava em mim!
Hoje percebendo seus gestos e vivenciando seu desenvolvimento sinto que não suportaria dor desse tamanho... aliás, acho que é indescritível!
Antes de ser operada, estava fazendo US e o médico saiu para dizer das possibilidades para minha mãe e de dentro da sala pude ouvir seu choro... um choro de dor, medo, angústia, o mesmo choro que me fez pedir ao médico que preservasse meu filho!
Que Deus nos proteja a todos, pais e filhos... para que essa ausência dolorosa não possa fazer parte de nossa história.
Bjos para vc e para o Ethan!

Anônimo disse...

uma mãe enterrando um filho é totalmente o inverso do curso "natural" das coisas né? Obrigada, obrigada e obrigada por nossos filhos.