"Mulher-Cão", por Paula Rego

"Mulher-Cão", por Paula Rego

A mulher das cavernas...

Havia um ser selvagem
Nos confins do mundo
Registrei-a numa imagem
De um ambiente profundo...


Caçava para comer
E passeava todo o dia
Pescava para sobreviver
E nadava na água fria....

Vivia só entre os animais
E tinha uma caverna
Era forte e bela demais
Pobre, pura e terna...



Era a Mulher da Caverna...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dra Rita


Dra. Rita Levi, que tem 96 anos recebeu o Prêmio

Nobel de Medicina há 19 anos, quando tinha 77 !!!

Rita Levi Montalcini, nasceu em Turín, Itália, em 1909, e obteve o título de Medicina na especialidade de Neurocirurgia.

 

 Eis uma entrevista com a médica no dia 22/12/ 2005

Como vai celebrar seus 100 anos?

- Ah, não sei se viverei até lá, e, além disso,  não gosto de celebrações.

No que eu estou interessada e gosto é no que faço a cada dia.!

- E  o que você faz?

- Trabalho para dar uma bolsa de estudos  às meninas africanas para que estudem e  prosperem ... elas e seus países. 

E continuo investigando, continuo pensando.

- Não  vai se aposentar?

- Jamais! Aposentar-se é destruir cérebros! 

 Muita gente se aposenta e se abandona...

E isso mata seu cérebro. E adoece.


- E como está seu cérebro?

- Igual quando tinha 20 anos! 

Não noto diferença em ilusões nem  em capacidade. 

 Amanhã vôo para um congresso médico.

- Mas  terá algum limite genético ?

- Não.  Meu cérebro vai ter um século, mas não conhece a senilidade.

O corpo se enruga, não posso evitar, mas não o cérebro!

- Como você faz isso?

- Possuímos grande plasticidade neural:  ainda quando morrem neurônios, os que restam  se reorganizam para manter as mesmas funções, mas para isso é conveniente estimulá-los!

- Ajude-me a fazê-lo...

- Mantenha seu cérebro com ilusões, ativo, faca-o  trabalhar e  ele nunca se degenerará.

- E viverei mais anos?

- Viverá melhor os anos que viver, é isso o interessante.  A chave é manter curiosidades , empenho, ter paixões....

- A sua foi a investigação científica...

- Sim, e segue sendo.

- Descobriu como crescem e se renovam  as células do sistema nervoso...

- Sim, em 1942:  dei o nome de Nerve Growth  Factor (NGF, fator do crescimento nervoso),  e durante quase meio século houve dúvidas  até que foi reconhecida sua validade e,   em 1986, me deram o prêmio por isso.

- Como foi que uma garota italiana dos anos vinte

 converteu-se em neurocientista?

- Desde menina tive o empenho de estudar. 

Meu pai queria me casar bem, que fosse uma boa  esposa, boa mãe... E eu não quis. 

Fui firme e confessei que queria estudar.

- Seu pai ficou magoado?

- Sim, mas eu não tive uma infância feliz:

sentia-me feia, tonta e pouca coisa... 

Meus irmãos maiores eram muito brilhantes e eu  me sentia tão inferior...

- Vejo que isso foi um estímulo...

- Meu estímulo foi também o exemplo do  médico Albert Schweitzer, que estava na África  para ajudar a curar a lepra.  Desejava ajudar aos que sofrem, esse é meu grande sonho.

- E você o tem realizado... com a sua ciência.

- E, hoje, ajudando as meninas da África para que estudem.  Lutamos contra a enfermidade,   a opressão à mulher nos países islâmicos, por exemplo, além de outras coisas...

- A religião freia o desenvolvimento cognitivo?

- A religião marginaliza muitas vezes a mulher perante o homem, afastando-a do desenvolvimento cognitivo, mas algumas  religiões estão tentando  corrigir essa posição.

- Existem diferenças entre os cérebros do homem  e da mulher?

- Só nas funções cerebrais relacionadas com  as emoções, vinculadas  ao sistema endócrino. 

Mas,  quanto às funções cognitivas, não há diferença alguma.

- Por que ainda existem poucas cientistas?

- Não é assim!  Muitos descobrimentos científicos atribuídos a homens, realmente foram feitos por suas irmãs, esposas e filhas.

- É verdade?

- A inteligência feminina não era admitida  e era deixada na sombra.  Hoje, felizmente,  há mais mulheres que homens na investigação científica: as herdeiras de Hipatia!

- A sábia Alexandrina do século IV...

- Já não vamos acabar assassinadas nas ruas  pelos monges cristãos misóginos, como ela. 

Claro, o mundo tem melhorado algo...

- Ninguém tem tentado assassinar  você...

- Durante o fascismo, Mussolini quis imitar   Hitler na perseguição dos judeus.

E tive que me ocultar por um tempo. 

Mas não deixei de investigar:  tinha meu  laboratório em meu quarto...

E descobri a apoptose, que é a morte programada das células!

- Por que existe uma alta porcentagem de judeus  entre cientistas  e intelectuais?

- A exclusão estimula entre os judeus os trabalhos intelectivos e intelectuais:  podem proibir tudo,  mas não que pensem!  E é verdade que há muitos

 judeus entre os prêmios Nobel...

- Como você explica a loucura nazista?

- Hitler e Mussolini souberam como falar ao povo,  onde sempre prevalece o cérebro emocional  por cima do neocortical, o intelectual. 

Conduziram emoções, não razões!

- Isto está acontecendo  agora?

- Por que você acha que em muitas escolas nos Estados Unidos é ensinado o creacionismo e não o evolucionismo?

 A ideologia é emoção, sem razão!!!

 A razão é filha da imperfeição... 

 Nos invertebrados tudo está programado: são perfeitos.  Nós, não.  E, ao sermos imperfeitos , temos recorrido à razão, aos valores éticos:  discernir entre o bem e o mal é o mais  alto grau da evolução darwiniana!

- Você nunca se casou ou teve filhos?

- Não.  Entrei no campo do sistema nervoso e fiquei tão fascinada pela sua beleza que  decidi dedicar-lhe  todo meu tempo, minha vida!

- Lograremos um dia curar o Alzheimer,

o Parkinson , a demência senil?

- Curar...  O que vamos lograr será frear, atrasar , minimizar todas essas enfermidades.

- Qual é hoje seu grande sonho?

- Que um dia logremos utilizar ao máximo a capacidade cognitiva de nossos cérebros.

- Quando deixou de sentir-se feia?

- Ainda estou consciente de minhas limitações!

- O que tem sido o melhor da sua vida?

- Ajudar aos demais.

-O que você faria hoje se tivesse 20 anos?


-Mas eu estou fazendo!!!!

 

2 comentários:

clajate disse...

sensacional , não é mesmo ? que bom que tu gostou ! sempre que tiver coisas desse jaez te enviarei ! lindona

Dona Doida disse...

Algumas considerações:
Primeiro ela é formidável mesmo.
Todo mundo em fila pra lamber-lhe o saco.
Segundo que ela tá boa da cabeça ainda não é porque trabalha e o cerebro continua funcionando.
Ela ta boa da cabeça PORQUE NÃO TEVE FILHOS!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nunquinha ela virou uma noite com uma criança ardendo em febre.
Nunquinha ela ficou ansiosa porque o filho ficou 3 dias sem comer.
Nunquinha a vaca da babá foi se embora e ela tinha que trabalhar e não sabia o que fazer com a cria.
Terceira e ultima consideração:
ela usou renew ou chronos?
Pq ela ta com 9.6 bem, né?