"Mulher-Cão", por Paula Rego

"Mulher-Cão", por Paula Rego

A mulher das cavernas...

Havia um ser selvagem
Nos confins do mundo
Registrei-a numa imagem
De um ambiente profundo...


Caçava para comer
E passeava todo o dia
Pescava para sobreviver
E nadava na água fria....

Vivia só entre os animais
E tinha uma caverna
Era forte e bela demais
Pobre, pura e terna...



Era a Mulher da Caverna...

quarta-feira, 25 de junho de 2008

A vida sem ela eh 1 janela de costas pro mundo....


mas estou certo q culpa foi minhaaaaa
por nunca ter dado muito valor na mulher q eu tinhaaaaa

natalicia penso em vc todos os dias ao entrar no meu trabalho, ao andar pelo meu trabalho
ao ir almoçar
quando vou embora

explico, natalicia eh arquiteta historico-cultural do patrimonio carioca
e olha soh como sao as coisas aki onde estou:
(detalhe, os ladrilhos do chao construidos em 1800 e poucos por escravos foram tirados, depredados com pe de cabras para darem lugar a um porcelanato seculo 21..."era mais facil de limpar"....hum sei)
historiaaaaaaaa....cade vc???


Completando 136 anos de atividade em 2006, a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas possui um dos prédios históricos mais imponentes em Manaus, destacando uma mistura de estilos arquitetônicos do século XIX, nas cores azul celeste e branco. Conhecido popularmente como Beneficente Portuguesa, o hospital é ainda um dos mais tradicionais da cidade, realizando cerca de 800 atendimentos a cada mês.
No interior, o prédio de dois andares apresenta tetos muito altos e pisos originais em madeira, assim como a movelaria da recepção e as grandes escadas que dão acesso ao piso superior. A construção, que mantém um brasão português no ponto mais alto da fachada como identidade, pode ser um atrativo para quem aprecia a história e a arquitetura da Manaus Antiga.



3 comentários:

Branquinha disse...

Não acredito que trocaram o piso original por porcelanato!!
Que violência cultural!
Tá vendo, não existe cultura conservacionista. Ouro Preto estava prestes a perder o título de patrímônio cultural da humanidade por falta de cuidado!
Um casarão do sec. XVIII incendiou e sumiu para sempre da Pça Tiradentes...
Quanto à Naty...
Ah! Sei lá!
Eu adoro essa mulher!

Dona Doida disse...

AI! Amei!
To toda derretida.
Mais com sua voz... Q linda!
Q fofa!
Q lindo sotaque....
hehehehe
Olha só, pelas características e pela época. Final do sec. XIX, esse estilo me parece neoclássico.
Embora nessa época na europa já estivessem sendo feitas edificações com estilo ecletico, q é uma mistura de vários estilos.
Ou de uma releitura, digamos assim de um só estilo. Mas sem engajamento de conceito.
Hoje já defendem q alguns edificios neoclassico não deixam de ser um pre-ecletismo.
Mas ta com pinta de neoclassico sim.
Mas pra ter certeza tem q rolar um estudo.
Com as fachadas.
Época de construção e tal.
Aliás Manaus é muita rica em edificações com valor histórico.
E esse hospital não é tombado?
Talvez em alguma esfera.
Um crime isso.
Ai, não me conta q eu passo ate mal.
Vou procurar saber isso.
Pelo jeito não é tombado pelo IPHAN.
O problema é q temos ainda muitas construções e ambientes q ainda não foram protegidos, sabe?
É dificil mesmo.
E a população não quer saber disso.
Pq uma vez tombado, o cara não pode mais mexer e mudar a tipologia do predio.
Ninguem quer.
Não temos educação patrimonial.
Olha, a discussão é longaaaaaaaaa.
Mas eu amei.
Obrigada.
Me mostra o resto agora.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Linda!
Cdf do meu coração.
kkkkkkkkkkkkkkkk

clajate disse...

que lindo filha ! maravilhoso ! sabe , eu sou " ligadão" nas coisas que contam a história , de uma maneira geral . em algum momento , acho que foi perto da máquina de coca-cola , me pareceu ter visto um vulto , pensei por alguns instantes que poderia ser D. Pedro II , ou talvez a Princesa Isabel . tava um pouco turva a imagem , não deu pra identificar bem , mas que tava por lá alguém daquele tempo , não tenho dúvida alguma . e a tua narração, coisa mais linda ! te cuida fátima bernardes . beijão minha garotinha TRI . TE AMO