"Mulher-Cão", por Paula Rego

"Mulher-Cão", por Paula Rego

A mulher das cavernas...

Havia um ser selvagem
Nos confins do mundo
Registrei-a numa imagem
De um ambiente profundo...


Caçava para comer
E passeava todo o dia
Pescava para sobreviver
E nadava na água fria....

Vivia só entre os animais
E tinha uma caverna
Era forte e bela demais
Pobre, pura e terna...



Era a Mulher da Caverna...

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Macunaima, A Lenda


qdo eu peskisei sobre isso logo q cheguei em roraima foi porque indo num fds para venzuela a gente se depara c varias placas escrito "terra de macunaima"
dai a gente lembra do grande otelo, do filme e pensa
"caraca eh aki q o heroi sem carater nasceu"
mas isso tudo eh intriga da oposiçao
leiam q vale a pena!
cultura eh vida!!!
e ela nao nos abandonou no norte nao! muito antes pelo contrario

Quem vê o monte roraima, marco da tríplice fronteira guiana-brasil-venezuela, que tem 3000 m de altitude e quase 20 km de extensão não imagina as belezas que esconde. Ele parece com o tronco de uma árvore gigante cortada, tem forma de bloco, tem a idade de 1,7 bilhões de anos(um dos maciços mais antigos do mundo, período precambriano).
Possui plantas carnívoras, lagos encravados em suas rochas, quartzos raríssimos. Os esotéricos dizem que é um dos 22 lugares do planeta que catalizam e emanam as energias positivas do universo. Tem gente que diz que sua plataforma é base de pouso de aeronaves de ets...
Além da enorme variedade de minerais e vegetais ali existentes, habitam algumas etnias indígenas, a partir das quais propagou-se 2 lendas que ganharam destaque: a lenda de macunaima e a lenda da árvore da vida(wazaka). A lenda de macunaima ultrapassou as fronteiras nacionais...Estudiosos do mundo inteiro a estudam.
A expressão do "herói sem caráter" como ficou conhecida a lenda pela interpretação de Mário de Andrade, contraria a concepção indígena autócne, milenar, que vê em macunaima (e não macunaíma, como grifa Mário de Andrade) o criador de tudo e de todos. Dai o herói ser chamado de Paba Curinã Macuna´imã, ou o grande pai macunaima.
Tudo começou com a tentativa destes povos aborígines explicar o mundo que os cercava, no caso, tentar explicar a grandeza e a forma divina do monte roraima. Foi então neste período, em torno do monte roraima que nasceu a lenda de Macuna´imã, entidade divina para os indígenas de etnia macuxi, acavais, arecunas, taulipangues e caraibas.
No princípio era o grande pai macunaima, criador de todas as coisas, da pedra, dos rios, do sol, dos lavrados, matas, peixes, ventos, chuvas, ouro e diamantes. Tudo era só harmonia. Depois macunaima criou a flor, o fogo e finalmente o homem, que então trouxe o desequilíbrio, a destruição e a guerra. A decepção do pai foi tamanha que ele resolveu dormir para sempre, transformando-se em monte roraima, berço, morada e agora túmulo dele. Esta é uma lenda.
De acordo com outro historiador, macunaima trabalha a noite, baixou das alturas pra criar todas as coisas, subiu no alto de uma árvore e com seu machado de pedra a cortou transformando seus pedaços em animais de todas as especies...Esta árvore cortada e o proprio monte!
Uma sociedade inglesa de antropologia traduziu uma "bíblia" indígena para o idioma caraíba e lá o sinônimo para deus é macunaima.
Com o passar dos tempos e a convergência de tantas etnias, guerras tribais, viagens e permutas de produtos, macunaima foi se tornando herói para todos, centro de um ciclo etiológico, zoológico, personagem essencial de aventuras e episódios reveladores de seu espírito inventivo, de recursos magicos, daquele que transforma inimigos em pedras. Tornou-se um misto de astúcia, maldade instintiva e natural, de alegria zombeteira e feliz. É história contada nas aldeias e acampamentos indígenas, fazendo rir e pensar, despido de atributos de deus olímpico poderoso e sisudo. E, ao contrário do que aprendemos com Mário de Andrade, trabalha muiiittto, é bonito, alto e forte, musculoso.
A lenda de macunaima faz uma intersecção com a lenda de Wazaká( ou árvore da vida) quando, macunaima estava perambulando com seus irmãos e eles começaram a sentir fome. Não havia arvores frutíferas, comiam só frutos de palmeiras de péssima qualidade. Macunaima era o mais novo mas o mais esperto também. Então ordenou que eles três se dividissem para ir em busca do alimento em lugares diferentes. Todos voltaram com as mãos abanando e nervosos, menos um dos irmãos de macunaima, que de vez em quando palitava os dentes e não reclamou mais de fome...Macunaima desconfiou dele então. No dia seguinte macunaima resolveu seguir o irmão...E qual não foi a surpresa quando o viu servindo-se de uma árvore gigante que proporcionava todos os frutos da floresta, em abundancia!!!!Imediatamente macunaima a batizou de árvore da vida, ou Wazaká, e convidou todos os animais da floresta para uma grande festa embaixo de Wazaká. Todos comeram e estragaram muitas frutas, deixando restos...Sempre voltavam e faziam estragos...Macunaima ficou muito zangado, já estava zangado com seu irmão também. Ele então resolveu cortar a árvore pelo tronco. E assim foi feito. Os galhos que tinham frutas caíram para o norte, por isso a mata que fica para o norte é mais fertil e produz muita banana(guiana). A seiva do tronco escorreu e formou os rios da grande bacia hidrográfica que corta venezuela, brasil e guiana. E o tronco? Adivinha! Bem, o tronco é o próprio monte roraima!!!
Não é lindo? Mário nos ensinou a pensar que o antiherói como ele mesmo chamou seria o protótipo do espertalhucho brasileiro, mas na origem não é nada disso nao! Além de lenda macunaima é divindade e verdadeiro herói, exemplo de luta e trabalho, generosidade e alegria. Me fez bem saber disso, pena que foi somente através dos índios e do que diz respeito a eles, que aprendi aqui...Faça bom proveito da leitura e dissemine!!!

2 comentários:

Dona Doida disse...

Muito bom
Adorei ler, Si.Nãosabia da lenda não.
Só conhecia Macunaíma pelo enfoque do Mario de Andrade.
Aliás, vc ta em sintonia comigo.
Essa semana eu to sonhando em ser Pagu.
Pagu largou tudo e foi se embora.
Mulher pirocuda a Pagu.
Devia estar sem empregada, só pode.

Anônimo disse...

Adorei, lindo!!!!! Já copiei e colei no e-mail! Que Macunaima nos proteja!bjus